segunda-feira, abril 16

Convênio beneficia pequenos negócios na indústria da moda

Para medir forças e ganhar mercado diante da forte concorrência estrangeira, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assina, nesta sexta-feira (13), um convênio com a Associação Brasileira de Estilistas (Abest) cujo objetivo é ampliar a competitividade e a sustentabilidade das micro e pequenas atividades ligadas à indústria da moda. Também está previsto um melhor aproveitamento das oportunidades geradas com o fortalecimento da economia nacional. A parceria se entenderá até 2014.

Segundo o Sebrae, o acordo vai potencializar a geração de negócios e capacitar os empreendedores, especialmente nas áreas de criatividade e inovação. O órgão pretende contribuir para a construção de uma identidade da moda nacional valorizando a cultura brasileira. Entre os projetos, está um que beneficiará 15 Comunidades Criativas (associações, sindicatos, cooperativas e grupos de artesãos) através de capacitações para incorporar o design e incluir seus produtos na indústria da moda brasileira de alto valor agregado.

Em entrevista à Agência Sebrae de Notícias, o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, disse que “a moda é um segmento da economia criativa em que o Sebrae tem investido muito e traz oportunidades diretas para a micro e pequena empresa (MPE)”. Segundo ele, o órgão quer “sensibilizar, informar, educar, difundir conhecimentos e possibilitar a troca de experiências entre os empreendimentos, contribuindo para o fortalecimento e a competitividade dos pequenos negócios desse segmento”.

O Sebrae informou que a parceria deseja aumentar em 10% a fabricação e a comercialização desses produtos até junho de 2014. As comunidades serão escolhidas através de  critérios específicos, como localização em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e elevada presença de artesãos que denominem uma técnica específica e que já tenham sido atendidos pelo Sebrae.

Outra iniciativa prevista com a parceria é a capacitação de empreendedores de 24 Arranjos Produtivos Locais (APL), que reúnem 144 MPEs dos setores têxtil/confecção, couro/calçados e gemas e joias. “As capacitações envolvem processo criativo e design com foco nas referências brasileiras, gestão de produto, comercialização e marketing”, afirma a gerente de atendimento coletivo na área de indústria do Sebrae, Kelly Sanches. À Agência Sebrae de Notícias, ela explicou que a proposta é inspirar micro e pequenas empresas a terem consciência criativa e visão estratégica como ferramenta de incremento dos negócios.

Negócios
O acordo prevê, ainda, a participação de empresas atendidas pelo convênio em cinco edições do Salão Brasileiro de Negócios de Moda. A primeira edição está marcada para o período de 29 a 31 de maio e a previsão, segundo o Sebrae, é atingir R$ 100 milhões de negócios nesses eventos. Em paralelo aos eventos,  ocorrerá a Conferência B de Conteúdo Criativo, cuja meta é levar capacitação às pequenas empresas da moda. O Sebrae prevê a participação de mais de 1,2 mil MPES.

Outra medida será a publicação do Caderno B Inspira Brasil, da Abest, que trata de inspirações para a moda com referência no repertório artístico, cultural, iconográfico e popular do Brasil. Ao todo, serão cinco publicações do catálogo, que terá como público-alvo cerca de três mil pessoas, entre membros de comunidades criativas e empresas de APL atendidos pelo convênio, designers, estilistas, equipes de criação e estudantes de moda.


Fonte: Diário de Pernambuco

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